Notícias


Por maioria de votos, STJ refuta a incidência de juros sobre multa perdoada o REFIS
Assinado decreto que regulamenta o Rota 2030
BLOCKCHAIN CONECTA TODA A CADEIA LOGÍSTICA EM TEMPO REAL
CNT REALIZA 10º SONDAGEM
ABRALOG LANÇA A NEWS 'LOGÍSTICO'
LOGÍSTICA É CHANCE DE NOVO GOVERNO RETOMAR CRESCIMENTO
BLOCKCHAIN , CAMINHO SEM VOLTA
EVENTOS REGIONAIS AJUDAM LOGÍSTICA
ABRALOG PARTICIPA DA 5ª LOGISTIQUE
A INFRAESTRUTURA DO AMANHÃ
E-COMMERCE NA LOGÍSTICA
PUBLICADA PORTARIA SOBRE ICMS-ST DECLARADO E NÃO PAGO
INOVAÇÃO E MUNDO 4.0 NA FUTURECOM
ABRALOG ANALISA EM SÃO PAULO A LOGÍSTICA DE RADIOFÁRMACOS
ABRALOG NA REVISTA ESPECIAL DO JORNAL VALOR ECONÔMICO
KIABI ESCOLHE A ID LOGISTICS PARA GERENCIAR AS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS NO BRASIL
ABRALOG NA CNT COM CLÉSIO ANDRADE
ABRALOG VISITA A AUTOTRAC
O PRÊMIO ABRALOG DE LOGÍSTICA E SEUS GRANDES CAMPEÕES
GRUPO EMBA EPS CHEGA À ABRALOG
MAKRO, AMBEV, 3M E BRASPRESS JÁ GANHARAM O PRÊMIO ABRALOG
COMITÊ DE INOVAÇÃO EM DISTRIBUIÇÃO
SUPPLY CHAIN NA ERA DIGITAL
COMO SERÁ O PROGRAMA DE INOVAÇÃO
FÓRUM DEBATE MEDICAMENTOS
GESTÃO DA INOVAÇÃO NA LOGÍSTICA
TRANSPORTE DE MEDICAMENTOS
#OBRASILPRECISADELOGISTICA
INOVAÇÃO EM DISTRIBUIÇÃO
FRETE BRASIL TERCEIRA EDIÇÃO
A CRISE LOGÍSTICA BRASILEIRA
ABRALOG APOIA BANCO MUNDIAL
DESCOBERTA PELO CAMINHO DOLORIDO
CALCULADORA DE GALPÃO LOGÍSTICO
GLP INICIA FASE 2 DE CONDOMÍNIO
FRONIUS INAUGURA NOVA SEDE
AUTOTRAC, 25 ANOS. CAMPEÃ!
CNT LANÇA CONECTA POR INOVAÇÃO
ABRALOG E BNDES MIRAM PARCERIA
O QUE FAZ A ONESHIP DA PITNEY BOWES
CNL É SUCESSO NA INTERMODAL
PARA ACELERAR O E-COMMERCE
OMINICHANNEL REDUZ CUSTO
TEMOS TECNOLOGIA PARA OMINICHANNEL
AUTOTRAC E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS
C&A FALA SOBRE TRANSPORTE NA CNL
FUTURO DO TRANSPORTE ENCERRA CNL
OS GANHOS DA MULTIMODALIDADE
O CONSUMIDOR NO COMANDO
INTERMODAL ABRE COM ABRALOG
LONGO CURSO E MULTIMODALIDADE
BLOCKCHAIN NA INTERMODAL
CNL DISCUTE SUPPLY CHAIN
ÚLTIMAS VAGAS PARA A CNL
VISITE A ABRALOG NA INTERMODAL
AZUL DISCUTE LEAD TIME
LOGÍSTICA NO CAMPO
ABRALOG VAI AO BNDES
CODESP FECHA O ANO NO VERDE
MORRE O EMPRESÁRIO RAUL RANDON
GLP APRESENTA TECNOLOGIA DE PONTA
ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A XXI CNL
ENERGIA EÓLICA ENCOSTA EM ITAIPU
GM EXPANDE NO ABC PAULISTA
ID LOGISTICS INOVA EM PARIS
VOLVO CONTRATA 250 FUNCIONÁRIOS
CABOTAGEM É FOCO NA INTERMODAL
ALCIS É PARCEIRO GOLD DA ORACLE
AMAZON NEGOCIA GALPÃO NO BRASIL
ENGEBANC AGORA É NAI BRAZIL
FRONIUS INOVA EM BATERIAS
INFRAERO LANÇA LICITAÇÕES NO SUL
INTERMODAL ABRE COM ABRALOG NA FEIRA
VEJA O PROGRAMA DA XXI CNL
PROJETO CORREDORES LOGÍSTICOS
HIDROVIA PARA O PORTO DE SANTOS
REGULAMENTO XVI PRÊMIO ABRALOG
XVI PRÊMIO ABRALOG
ALMEIDA PRADO NA PRESIDÊNCIA
GLP VÊ CRESCIMENTO EM GALPÕES
APROVADO MARCO DO TRC
GANHADORES DO XV PRÊMIO ABRALOG
NOSSA LOGÍSTICA É O GP BRASIL DE F1
BLOCKCHAIN, O NOME DO FUTURO
LOGÍSTICA NO CRF DE CAMPINAS
ABRALOG APOIA POSIÇÃO DA CNT
CNT: RODOVIAS PIORAM NO PAÍS
ANDREANI AMPLIA ÁREA DE FÁRMACOS
ABRALOG APRESENTA O BLOCKCHAIN
VI FROTAS & FRETES VERDES
16ª PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM SP
BX ADQUIRE HUAWEI LOGISTICS
DISCURSO EVENTO AUTOTRAC
EVENTO COM NELSON PIQUET
XV PRÊMIO ABRALOG
ABRALOG NA INTERMODAL
EVENTO DE LOGÍSTICA FARMACÊUTICA LOTA AUDITÓRIO DA ABRALOG
DESAFIO DOS PRODUTOS PERIGOSOS
O MOMENTO DO REAL ESTATE
PORTO DE SANTOS VIA HIDROVIA
ENTRELACES LOGÍSTICOS
XIII
CNT REVELA PAVIMENTOS RUINS
NICK VYAS ABORDA GLOBAL SUPPLY
ANEFAC: LOGÍSTICA TRIBUTÁRIA
EM EVENTO, ID SIMULA ENTREGA
LOGÍSTICA TRIBUTÁRIA NA ANEFAC
PARA A EUROPA, VIA AMAPÁ
AUMENTO É GOLPE NA LOGÍSTICA
REFORMA TRABALHISTA É AVANÇO
MORRE ANA AMÉLIA BALDI
MERCADO LIVRE NA ABRALOG
PALESTRA NO GPA
RASTREAMENTO DE FROTA DE TRENS
ABRALOG NA TRANSPOSUL
OS CORREDORES LOGÍSTICOS
OS DESAFIOS DO OMNI-CHANNEL
EMPRESAS NO COMITÊ DE RISCO
ANTT PROPÕE PARCERIA COM ABRALOG
BNDES AINDA DIFÍCIL PARA EMPRESAS
ASSOCIADO NO 28º POMS
ID: INOVAÇÃO EM LOGÍSTICA
RIOGALEÃO NA BRASIL OFFSHORE
ID: IVECO À GÁS NO CARREFOUR PARIS
FERROANEL, MOEDA DE TROCA?
6 DE JUNHO, DIA DA LOGÍSTICA
LOG COMMERCIAL, NOVA APOIADORA
IPTC NO COMITÊ DE RISCO
ABRALOG ESCLARECE
MARTINS LANÇA NETFLIX DO VAREJO
COMITÊ DE RISCO PLANEJA 2017
ABRALOG NA INTERMODAL 2017
ANUÁRIO É LANÇADO NA INTERMODAL
INFRAERO FAZ VOO DE NEGÓCIOS EM SP
PAPERLESS É INEVITÁVEL
PESQUISA É DESTAQUE NO VALOR
ABRALOG APOIA ANEFAC EM EVENTO
EXECUTIVO DE VENDAS - AÉREO
ANUÁRIO É LANÇADO NA INTERMODAL
ANALISTA COMERCIAL
PESQUISA MOSTRA O FRETE NO PAÍS
'NÃO PODERÍAMOS FICAR FORA
RODRIGO BACELAR RETORNA À ID
VAGA: CARGA AÉREA
PERFIL DA CARGA BRASILEIRA
BRASIL PASSADO A LIMPO
FRONIUS CHEGA À ABRALOG
COMITÊ ANALISA MERCADO
TALENTOS SENAC, VITRINE PROFISSIONAL
GLP FAZ EVENTO DE FIM DE ANO
CONSELHEIRO FALA A ESTUDANTES
REGIONAL SUL E INFRAESTRUTURA
TUDO SOBRE LOGÍSTICA
VISITA É FÁBRICA DE APRENDIZADO
VISITAMOS A FÁBRICA DA JDE COFFEE
FRETE DEVE BAIXAR, DIZ CARILLO
RIOGALEÃO ESTÁ NA ABRALOG
COMITÊ FARMACÊUTICO FARÁ PESQUISA
OTM ANUNCIA MELHORES E MAIORES
FROTAS E FRETES VERDES 2016
SUPPLY CHAIN E CONDOMÍNIOS
PRESENÇA DO COMITÊ FARMA
VP FALA DE AUDITORIA LOGÍSTICA
ABRALOG NO SUPPLY CHAIN GPA 2016
MORRE ELZA PANZAN
DIRECT SHOPPING, 1 ANO COM BX LOG
I ENCONTRO SENAC RJ
CONCESSÕES: HÁ RUIDO
MOVIMAT FOI GRANDE EVENTO
REAL ESTATE RETOMA SUBIDA
A VEZ DA TECNOLOGIA 4.0
CD DO RIO 16, O MELHOR DE TODOS
VAREJO-INDÚSTRIA: TIME DE PONTA
LOGÍSTICA PODE FAZER HISTÓRIA
TODOS OS PAINÉIS DA XX CNL
ABRALOG VÊ PACOTE COM ESPERANÇA
ABRALOG SUL: MELHOR É AEROPORTO
EXECUTIVOS TOP DEBATEM VAREJO
DESPACHO ADUANEIRO É VITAL
LOGÍSTICA, CRUCIAL PARA REMÉDIOS
XX CNL DESTACA TECNOLOGIA
DESAFIOS DA LOGÍSTICA FARMACÊUTICA
CNL COMEMORA 20 ANOS
NOVO VÍDEO DA CNT
QUEM É O LOGÍSTICO BRASILEIRO
REDUZIR O CUSTO LOGÍSTICO
MOREIRA FRANCO: FALTAM PROJETOS
REAL ESTATE, PESQUISA E XX CNL
A ABRALOG E O REAL ESTATE
O PROBLEMA É A INFRAESTRUTURA
BRASIL SOBE NO RANKING LOGÍSTICO
LOGÍSTICA FARMACÊUTICA NA XX CNL
UM "MERCADO" DE R$ 1 BILHÃO
GPA, NOVO APOIADOR DA ABRALOG
A LOGÍSTICA BRASILEIRA HOJE
APRESENTAÇÃO RIO 2016
SKAF PEDE RETOMADA ECONÔMICA
PACTO PARA SAIR DA CRISE
VP DÁ PALESTRAS EM NATAL
PRESTADOR X EMBARCADOR
BRASIL CAI MAIS, AGORA É 57º
UM MOMENTO MÁGICO, ÚNICO
NÃO É FÁCIL, MAS PODE SER FEITO
DIRETORES FALAM AO VALOR
A ESTREIA DO COMITÊ DE REAL ESTATE
BX LOG, NOVA MARCA DE OPERADOR
ABRALOG FALA NO PÃO DE AÇÚCAR
NADA COMO UMA CRISE
ARTESÃOS DA LOGÍSTICA
O CENTRO LOGÍSTICO DA RIO 2016
TRILHOS PELO BRASIL
CONDOMÍNIO NÃO É GALPÃO
A ABRALOG É DESTAQUE NO VALOR
HIDROVIA ALAVANCA LOGÍSTICA
workshops 2016
PITNEY, NOVA SÓCIA-APOIADORA
MEDALHA JK PARA PEDRO MOREIRA
ALCIS APRESENTA ROADNET
A NOVA LOGÍSTICA DA SANEAGO
NOSSO PORTAL EM 2015
INFRAERO LICITA CENTRO LOGÍSTICO
DOCPHARMA, NOVA ASSOCIADA
LOGÍSTICO NÃO SE ABATE NA CRISE
VENCEDORES DO XIII ABRALOG
CLIENTE SANA PROBLEMA COM ALCIS
COMITÊ INDÚSTRIA E VAREJO
ÓTIMA PARA SÓCIOS E MERCADO
ALCIS PREMIA ABRALOG
EM TEMPO DE CRISE, TIRE O S
SENAC TRANSMITE PALESTRA
COMO O LEÃO VAI AGIR EM 2016
LOGÍSTICA TEM SEU ANUÁRIO
ESTRADAS CONTINUAM RUINS
ABRALOG NO TALENTOS SENAC-RJ
63,2 BI ACERTAM LOGÍSTICA DO SE
ASSOCIADOS NA MOVIMAT RECIFE
2016 20th Annual 3PL Study
MAIS VERBAS PARA INFRAESTRUTURA
FEMSA ADQUIRE A ATLAS
CHEIAS NO SUL
O DIFÍCIL RASTREAR DE REMÉDIOS
ANVISA SUSPENDE RASTREABILIDADE
BRASIL DESPENCA 18 POSIÇÕES
CONTEÚDOS DA XIX CNL
LANÇADA REGIONAL SUL
PARCERIA COM GOVERNO DO RS
FÓRUM EXTRA
COMO FOI NEIL COLLINS
FRETE AFETA MUITO E-COMMERCE
O DIA D VAI SER OFICIALIZADO
XIX CNL CONECTOU A LOGÍSTICA
ABRALOG CONVIDADA PARA CONIT
LOGÍSTICOS FAZEM SUA PARTE
DIA D VAI SER OFICIALIZADO
COMITÊ DE TECNOLOGIA INICIA NA STILL
MOVIMAT E CNL EM AEROPORTOS
PESQUISA FGV
PALESTRA NEIL COLLINS
EMBARCADORES, MAIOR PESQUISA
SEMINÁRIO GERA PARCERIA
ABRALOG APOIA 'NA MÃO CERTA
A ATUAÇÃO DO SENAC-RJ - CURSOS
A ATUAÇÃO DO SENAC-RJ
ABRALOG VOLTA AO MINISTÉRIO
RASTREAMENTO EM MEDICAMENTOS
FÓRUM DO COMITÊ FARMA
CIRCUITO LOGÍSTICO EM BRASÍLIA
PELT É LANÇADO PELA ABRALOG
EXCLUSIVO: TERCEIRIZAÇÃO
GUIA, FERRAMENTA ÚTIL
MINISTRO ABRE CNL NESTA TERÇA
EVENTO COMPLETO
EVENTO COMPLETO
VISITA TÉCNICA SENSACIONAL
SÃO JOSÉ SERIA EXCELENTE PLATAFORMA LOGÍSTICA
ABRALOG VISITA EMBRAER
ABRALOG LANÇA PELT
BRASIL PRECISA DE MAIS ABRALOG
PACOTE, FALTOU A MULTIMODALIDADE
COMITÊ DE LOGÍSTICA FARMACÊUTICA
MINISTRO RECEBE ABRALOG
PERDAS DA SOJA E MILHO
CRIADA A ABRALOG CENTRO-OESTE
VÍDEO DA ABRALOG CENTRO-OESTE
CRIADA A ABRALOG CENTRO-OESTE
E-COMMERCE AQUECE CONDOMÍNIOS
GOVERNADOR DO TOCANTINS CONVIDA ABRALOG
PROGRAMAÇÃO DA VISITA A EMBRAER
VISITA TÉCNICA A EMBRAER
VOTE, A TERCEIRIZAÇÃO É BEM-VINDA
PRÊMIO ABRALOG, ANÚNCIO
VEJA COMO ESTÁ A GREVE
PRIMEIRO CARGUEIRO A GÁS
LUTO: MORRE ADRIAN PESCIALLO
LEI DO MOTORISTA COMEÇA A VALER
ARMAZÉM SUSTENTÁVEL
JESÚS HERNANDEZ NA ID LOGISTICS
SUSTENTABILIDADE, MANDAMENTOS
LOGÍSTICA REVERSA DE LÂMPADAS
NÓ TRIBUTÁRIO E REFORMA
MAIO AMARELO PELO TRÂNSITO
ÔNIBUS MOVIDO A BIOMETANO
EMPRESAS DESCONHECEM RISCOS
TICKET CAR, NOVO SÓCIO APOIADOR
O QUE MUDA COM A LEI
ALL X RUMO: SANTOS VAI MELHORAR
TOXICOLÓGICO CONTRA ACIDENTES
ID LOGISTICS AUMENTA FATURAMENTO
CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE RISCO
MORRE MARIA DO CARMO VILAÇA
CAMPANHA ACIDENTES DE TRÂNSITO
NOVAS CATEGORIAS EM 2015
LOGÍSTICA VAI AJUDAR EM 2015
QUEM VENCEU O XII ABRALOG
NÃO TEM COMO NÃO USAR LOGÍSTICA
FM LOGISTIC VAI DAR LUCRO EM 2015
LOGÍSTICA, ÁREA DE OPORTUNIDADES
SUSTENTABILIDADE FAZ 3ª REUNIÃO
ENTREVISTA 'NA ESTRADA"
ENTREVISTA: COMPRAS ELETRÔNICAS
MANIFESTO AOS PRESIDENCIÁVEIS
FERROVIAS NA MIRA DO EXTERIOR
ID LOGISTICS QUER CRESCER 100%
LANÇADA FRENTE MULTIMODAL
SÓCIOS TÊM AUDITÓRIO EM FEIRA
BNDES TEM 2 BI PARA BR 040
BRASIL NOS TRILHOS BATE RECORDE
LOGÍSTICA E AQUECIMENTO GLOBAL
XVIII CNL, ATRAÇÕES DO 1º DIA
EDUARDO CAMPOS ERA ESPERANÇA
CONCESSÕES RECEBEM SÓ 2,5%
A LOGÍSTICA É ESSENCIAL
EVENTO DEBATERÁ SEGURANÇA
ABRALOG PRESENTE NA ABAD 2014
IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NO VAREJO
LOGÍSTICA NA BR WEEK 2014
NOTÍCIAS DE LOGÍSTICA ON LINE
COMITÊ ABORDA TEMAS CRUCIAIS
ABRALOG DESTAQUE NO VALOR
PALESTRANTES INTERNACIONAIS
V PESQUISA PERFIL DO LOGÍSTICO
EM BUSCA DE SOLUÇÕES LOGÍSTICAS
MULTIMODALIDADE NO DIA DA LOGÍSTICA
VILAÇA DEIXA A ANTF APÓS 10 ANOS
LEI DO MOTORISTA TEM DE "PEGAR"
NA CRISE, FERROVIA CRESCE
ganhadores
SEMINÁRIO TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL
A QUARESMA DE 150 DIAS
TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL
ANDREANI ABRE 8ª UNIDADE NO PAÍS
RASTREAMENTO TAMBÉM É EFICIÊNCIA
30% PARA TRANSPORTE NÃO FOI INVESTIDO
MTO NOVA APOIADORA DA ABRALOG
ABRALOG REFORÇA NOSSA LOGÍSTICA
SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS
SITL PARIS, O EVENTO DE LOGÍSTICA
RESERVE SUA AGENDA: CURSOS 2014
PEDIDOS DA ABRALOG PARA 2014
GANHADORES DO XI PRÊMIO ABRALOG
RODOVIÁRIO TEM RISCO DE US$ 4 BI
MBA EM LOGÍSTICA REVERSA
EVENTO LOGÍSTICA REVERSA
ABRALOG E A FRENTE MULTIMODAL
''CUSTO BRASIL EM LUCRO BRASIL"
GLOBO NEWS DESTACA XVII CNL
FM LOGISTIC CHEGA AO BRASIL
A LOGÍSTICA DO BRASIL
NOSSO ESCRITÓRIO EM BRASÍLIA
BLOQUEIO, PREJUÍZO DE 1,5 MILHÃO
FM LOGISTIC ADQUIRE MCLANE
PARCERIA COM FINEP: JURO NEGATIVO
CADA VEZ MELHOR NA FOTO
quem venceu
DIA DA LOGÍSTICA, FALA PAULO SKAF
CONVÊNIOS NO DIA DA LOGÍSTICA,
DIA DO MEIO AMBIENTE 2013
GOVERNO APROVA MP DOS PORTOS
ABRALOG COORDENA PAINEL NA FIESP
PARA GOVERNO, FERROVIA É SOLUÇÃO
SKAF: MP DOS PORTOS É VITAL
ABRALOG PARTICIPA DO SITL DE PARIS
SEMINÁRIO TOMADA DE DECISÃO
ABRALOG NA MOVIMAT NORDESTE
COMISSÃO VAI ACOMPANHAR LEI
É DA ALMA DO LOGÍSTICO NÃO SE ABATER
ABRALOG VISITA A AUTOTRAC
ARTESÃO DA LOG
CÂMARA APROVA DIA DA LOGÍSTICA
DOIS GRANDES CONVÊNIOS
LUTO NA ABRALOG
REGIONAL SUL FALA DE INFRAESTRUTURA
CURSO LEGISLAÇÃO EM LOGÍSTICA
EFICIÊNCIA LOGÍSTICA, TEMA DA CNL
SALÁRIO BOM, STATUS ESTRATÉGICO

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A QUARESMA DE 150 DIAS

Por Diego Fávero¹

É no mês de novembro, quando boa parte do País está com cabeça nos preparativos para as festas de fim de ano, que a cadeia produtiva do pescado começa a se estruturar para a Semana Santa do ano seguinte. A Quaresma, que culmina na Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa, rende às indústrias e distribuidores de peixes e frutos do mar um faturamento que muitas vezes sustenta boa parte da operação das empresas ao longo de todo o ano. O volume negociado chega a triplicar nesta época, o que cria um desafio logístico de proporções gigantescas.

A oferta de pescado no Brasil não é das maiores do mundo, uma vez que o consumo ainda está abaixo dos 16 kg per capita anuais recomendados pela FAO-ONU, mas a expansão é nítida. A última estimativa realizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) é de que o País já consuma 14,5 kg per capita ao ano, em uma trajetória que registra evolução próxima a 30% ao ano nos últimos cinco anos. O setor cresce a uma velocidade muito superior à média da evolução do PIB, ainda que não seja tão representativo na comparação com o trade global – o pescado representa 60% das exportações mundiais de proteína animal.

Segundo o último boletim estatístico do MPA, baseado em 2011, o País produziu em torno de 1,43 milhão de toneladas de pescado, dos quais 803 mil toneladas foram provenientes da pesca extrativa e 628 mil toneladas tiveram como origem o cultivo comercial de espécies como a tilápia e o camarão – a aquicultura. O Secretário-Executivo do ministério, Átila Maia, estima que a produção em 2013 tenha superado 2 milhões de toneladas.

Ainda assim, a produção nativa não dá conta da demanda por pescado e abre espaço para a importação. Em 2013, o Brasil importou 383 mil toneladas de países como o Chile, China, Noruega, Argentina e Vietnã – as cinco principais origens dos peixes e frutos do mar disponíveis aqui. Só de salmão e bacalhau o Brasil comprou mais de 118 mil toneladas, enquanto nos filés brancos de peixes como pangasius, polaca do Alasca e merluza ultrapassamos 160 mil toneladas.

Por mais inusitado que possa parecer, são justamente os peixes importados que compõem a parte principal da oferta de pescado disponível no varejo durante a Semana Santa. Fora desta época, os espaços nas gôndolas se dividem em 70% de espaço para os importados e 30% para produtos nacionais. No feriado mais importante do ano para esta cadeia o forte fluxo de importados faz essa diferença se acentuar ainda mais, por conta dos hábitos enraizados de consumo de bacalhau e os preços praticamente imbatíveis dos filés asiáticos.

Para que os supermercados construam essa oferta massiva de produtos a que assistimos na Quaresma, tudo começa, como dissemos no início do artigo, em novembro do ano anterior. É nesta época que tem início a etapa do Global Sourcing, ou seja, a busca por fornecedores e produtos que estarão nas prateleiras no ano seguinte. É hora de compor o estoque de itens que oferecerá diferenciação, inovação e garantia de suprimento aos clientes do varejo.

A regularidade no fornecimento garantida pelos fornecedores estrangeiros possibilita uma projeção e controle de estoque de que o varejo brasileiro, notadamente as grandes redes, não abrem mão. É uma época em que não podem haver quebras de oferta ao consumidor. A produção nacional, embora em ascensão, sofre com uma mistura de problemas que vão desde deficiências de escala produtiva e questões climáticas até quebras na cadeia logística resultantes da notoriamente precária e ineficiente infraestrutura brasileira.

Tal deficiência não poupa importados ou nacionais. O pescado que tem o exterior como origem nem sempre chega ao Brasil com estabilidade de temperatura e muitas vezes o importador não dispõe de ferramentas para se assegurar que não houve flutuações térmicas. O nacional sofre com os problemas já citados. O fato é que do barco ou cultivo ao prato do consumidor, existem muitas etapas que proporcionam quebras, como o descarregamento, estocagem da matéria-prima, transporte às indústrias, traslado a distribuidores, armazenamento em câmaras frigoríficas, entrega no ponto de venda e refrigeração nas próprias lojas.

A etapa da Armazenagem e Estocagem é crítica. Pescado é uma matéria-prima com altos índices de perecibilidade, o que exige um controle estrito da temperatura de produtos congelados ou resfriados. No caso de produtos frescos como o salmão, o gelo e as embalagens de isopor permitem manter os termômetros entre 0°C e 2°C. O desafio parece maior no caso dos congelados, que demandam uma flutuação entre -18°C e -25°C e depende de estruturas frigoríficas muito eficientes.

Nem sempre os Centros de Distribuição asseguram todas estas condições. E é justamente na Quaresma que os problemas ficam mais evidentes. Os peixes e frutos do mar competem com ovos de páscoa e outros produtos sazonais que muitas vezes dividem o mesmo espaço em estruturas que não são especializadas em pescado. O movimento nos armazéns chega a triplicar e o índice de perda, normalmente entre 2% e 4%, quase dobra.

Quando os produtos saem para fase final, a Distribuição Física, o reflexo de toda essa dinâmica precisa ser contornado pelos operadores logísticos. Seja no modal rodoviário, aéreo ou ferroviário, é fundamental que o módulo de transporte da carga seja adaptado para evitar flutuações térmicas.

Mas, além dessa obrigação básica, nesta época do ano ocorrem aumentos no custo de fretes, superlotação nos CDs dos clientes, concorrência intensa na superfície de vendas e outros fatores que decorrem do grande aumento no volume de carga transportada. Tudo isso para assegurar que, no Domingo de Páscoa, o Pescado esteja à altura da importância da data.

Diego Fávero é Conselheiro da Abralog e Diretor de Supply Chain do Grupo 5 - diego@grupo5bs.com.br


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